terça-feira, 31 de março de 2009

Truques para emagrecer


Após o grande sono invernal, o verão começa a chegar em toda a sua plenitude e beleza, e começamos a libertar-nos da pesada “armadura” do vestuário invernal. Com o verão chegam também todas as modificações biológicas: o desejo de desenferrujar os músculos e articulações apodera-se de nós. Há como que uma tomada de consciência de todo o nosso corpo agora despojado do peso da longa hibernação.

Emagrecer / Emagrecer / Emagrecer / torna-se uma preocupação constante de todos os homens e mulheres, para alguns até mesmo uma obsessão. E então os regimes mais estranhos, mais sofisticados, ditos infalíveis, quase miraculosos, passam a circular de boca em boca.

A obesidade é uma verdadeira doença psicológica e, em muitos casos, física. Por vezes, ela é também a origem de doenças graves: diabetes, arteriosclerose, nível excessivo de colesterol, etc.

Mais vale, portanto, ser prudente e não deixar os quilos acumularem-se. Não se deve esperar pelo verão e fazer então um regime draconiano. Devemos antes habituarmo-nos a seguir um regime quotidiano que nos conserve em saúde e nos ajude a manter um peso de acordo com o nosso tipo físico e idade. Se não, seremos obrigados a fazer sacrifícios penosos quando chega o verão, se não quisermos ter vergonha do corpo que teremos que mostrar durante as férias.

Pensemos como se todo o ano fossem férias para o nosso corpo.

Não o sobrecarreguemos com uma alimentação demasiado pesada e uma vida sedentária. Não sejamos apenas “atletas de fim de semana”, para não termos que fazer exageros para perder quilos rapidamente (o que também não é aconselhável para a saúde), antes de nos pormos em biquini.

As férias estão connosco! Que elas sirvam para nos encontrarmos a nós mesmos e para que possamos encarar o futuro com alegria, saúde e bem-estar.

Sem comentários: