quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Ritmos Latinos hoje e amanhã

Não esquecer que hoje e amanhã, das 19h às 21, temos as aulas de Ritmos Latinos!!!!
Venha experimentar, mas venha mascarada!
Traga uma amiga!
Divirta-se :)

Ortorexia - Quando comer se torna uma obecessão


A palavra ortorexia vem da aglutinação da palavra grega "orthos" que significa correcto, com o vocábulo "orexis" que significa alimentação. Foi baptizada e descrita, em 1997 por Steven Bratman, clínico norte-americano especializado em medicina natural, num livro que editou, "Health Food Junkies", que foi recebido com algum cepticismo pela comunidade científica, mas que acabou por merecer o aplauso do influente "Journal of the American Medical Association".


Segundo Steven Bratman, a ortorexia nervosa ocorre quando a vítima se torna obcecada, não com a quantidade, mas com a qualidade daquilo que come. O que começa por ser uma opção por comida saudável, acaba por evoluir para uma dieta terrivelmente restritiva. Optam por consumir alimentos apenas de um determinado tipo: biológicos, vegetais, sem corantes nem conservantes, sem gordura ou à base de fruta e iogurte, ou só alimentos crús.

A forma de preparação ( as verduras cortadas de determinada maneira, por exemplo) e os materiais utilizados (só cerâmica, só madeira, só inox...) também podem fazer parte do ritual obcessivo.

Percorrem kilómetros para adquirir os alimentos que pretendem, chegando a pagar por eles quantias impensáveis. Se não os encontram, ou duvidam da sua "imaculada" origem, preferem jejuar.


É aqui que reside o problema. Começam a acumular carências nutricionais várias, que com o passar do tempo se manifestam por anemia, falta de força, perda de peso, perda de massa muscular, depressão e, no limite, a morte.


Tal como a anorexia, bulimia e todas as doenças de comportamento alimentar, a recuperação psicológica é mais difícil do que a física, uma vez que é preciso eliminar todas as condutas desviantes que o ortoréxico foi adoptando, ao longo de um largo período de tempo. Força de vontade e perseverança são as melhores aliadas para ser possível um resultado feliz.


Desejar um regime correcto não é um distúrbio, só que não pode ser obcessão. A alimentação para ser saudável, tem de ser o mais variada possível, sem exclusão de qualquer grupo alimentar, porque não há alimentos uns mais saudáveis que outros. Todos são necessários, se bem que ingeridos em proporções diversas, já definidas, como sugere a conhecida Roda dos Alimentos.

Homens: Sexo forte no controlo do apetite


Um estudo sobre o comportamento alimentar baseado em imagens cerebrais, dirigido por Gene-Jack Wang, director do departamento médico do Brookhaven National Laboratory, Upton em Nova York, mostra que, de um modo geral, os homens esfomeados controlam melhor o seu desejo por alimentos do que as mulheres nas mesmas circunstâncias.

Segundo Wang, "as mulheres têm uma reacção mais forte à comida e, mesmo quando tentam resistir-lhe, o sinal na zona do cérebro que controla a fome, aumenta."


A descoberta pode ajudar a explicar porquê que as mulheres têm um comportamento mais emocional em relação à comida e também porque têm mais dificuldade do que os homens em perder peso quando fazem dieta.

Pescada com alcaparras no papilote light


(Baixo em colesterol)


Serve: 2 pessoas

Grau de dificuldade: fácil

Tempo de preparo: 20 minutos


Calorias:177 kcal



Ingredientes:

200 g / 2 filetes de pescada

½ cebola, em rodelas

2 colheres (chá) de alcaparras

2 colheres (chá) de azeite

sal e pimenta, a gosto

sumo de ½ limão

1 colher (café) de alecrim

papel manteiga, o quanto baste para o pappillote


Modo de preparo:

1. Ligue o forno em temperatura média (180 graus).

2. Tempere os peixes com sal, pimenta e sumo de limão. Reserve.

3. Numa folha de papel manteiga, coloque 1 filete de peixe, no centro, metade das rodelas de cebola, metade das alcaparras e o alecrim.

4. Feche o papel manteiga, formando um envelope, e aperte bem as pontas para que o líquido não escorra. Repita a operação com o outro filete. Este procedimento recebe o nome de pappillote.

5. Coloque os pappillotes numa assadeira e leve ao forno pré-aquecido, por 10 minutos.

6. Retire do forno, acrescente o azeite e sirva a seguir.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009


Dia de Carnaval

Informamos a todas as nossas leitoras, que próxima terça feira, 24 de Fevereiro, o ginásio estará encerrado.

Para mais informações, dirija-se à recepção.

Obrigada pela compreensão!

Baixar o colesterol

Em primeiro lugar, convém esclarecer, então que raio é esse tal de Colesterol...

O colesterol é um composto vital que é sintetizado maioritariamente pelo fígado e que entra na produção de algumas hormonas, ácidos biliares, vitamina D, além de ser um componente integral das membranas celulares.
O colesterol é indispensável ao funcionamento do nosso organismo, sendo o seu nível no sangue regulado com grande rigor. O fígado e até o intestino chegam a produzi-lo quando a alimentação não o fornece em quantidade suficiente.

É insolúvel na água e, por isso, insolúvel no sangue, de modo que, para ser transportado, o organismo tem de o “empacotar” dentro de partículas esféricas proteicas chamadas lipoproteínas. De acordo com a sua densidade, as lipoproteínas podem ser de muito baixa densidade - Very Low Density Lipoproteins (VLDL) -, de baixa densidade - Low Density Lipoproteins (LDL) - e de alta densidade – Hight Density Lipoproteins (HDL) -, que são as mais pequenas, as mais pesadas e as menos gordas.

Em média, cerca de dois terços do colesterol do sangue surge na forma de LDL.
Os riscos de arterosclerose, de doença coronária e de enfarte do miocárdio aumentam com a elevação dos respectivo nível, uma vez que esse colesterol se deposita no interior das artérias formando placas. Quando tal acontece, o HDL capta o LDL e tranporta-o até ao fígado, onde é convertido em sais biliares que são eliminados através do trato intestinal. Daí a importância da existência de bons níveis de HDL, o chamado “bom colesterol".

Baixar o colesterol
Em algumas pessoas, os níveis elevados do LDL são o reflexo directo da quantidade de gordura ingerida na alimentação, pelo que uma boa dieta é decisiva para uma boa saúde cardiovascular. Noutras pessoas, esses níveis elevados são resultado da grande quantidade do colesterol produzida pelo fígado, pelo que é necessário nesse caso recorrer a medicação apropriada. Como somos todos diferentes e não existe um meio simples de verificar como cada um reage à gordura e ao colesterol alimentares, a opção mais segura e benéfica para todos consiste em limitar o consumo de alimentos gordos. Em particular, devem ser evitados alimentos com gordura saturada, como carnes vermelhas, margarina e manteiga, e alimentos com gordura hidrogenada, como as margarinas vegetais, bolachas, bolos, etc., porque estimulam a produção de LDL no organismo.

Alimentos anti-colesterol
Fazem parte do grupo de alimentos anti-colesterol todos os que possuem quantidade consideráveis de vitamina C (quivi, citrinos, morangos, salsa, etc.), beta-caroteno (todas as frutas e legumes de polpa cor-de-laranja), vitamina E (frutos secos, nozes, sementes, grãos e gérmen trigo, azeite, etc.), coenzima Q10 (sardinha, cavala, etc.) e alimentos com alto teor de ácidos gordos monoinsaturados(azeite, banha de porco, amêndoas, abacate, etc.).

A beringela é o fruto da planta Solanum melongena, originária da Índia, pertence à mesma família do pimento, da batata e do tomate.
Estudos recentes realizados no Instituto de Biociências da UNESP de Botucatu - São Paulo, revelou que a beringela pode reduzir até 30% as taxas do colesterol. É um fruto rico em vitamina A, vitaminas do complexo B (B1,B2 e B5), vitamina C e é também particularmente bom fornecedor de alguns minerais como cálcio, potássio, fósforo, ferro e magnésio. Possui alcalóides, que actuam diminuindo a pressão arterial, o que faz dela um óptimo alimento a utilizar regularmente na alimentação para prevenção cardiovascular.
Pensa-se que são estes alcalóides, os princípios activos responsáveis pela redução do colesterol sanguíneo, o que, a ser verdade, reforça ainda mais a sua acção protectora cardíaca e vascular.

São várias as formas como se podem confeccionar, desde assadas no forno juntamente com outros legumes (abobrinhas, tomate, cenoura, brócolos...), estufadas do mesmo modo, até simplesmente grelhadas, depois de partidas com casca em fatias longitudinais ou oblíquas, e temperadas apenas com azeite, muito pouco sal (senão lá se vai a protecção cardiovascular) e alho.

Não só a nível de alimentação, como a nível do estilo de vida, esse também tem de ser alterado.
Exercite-se, pratique exercício físico regularmente, e com uma boa alimentação, vai ver que não precisar de medicação para ver o seu colesterol baixar.

De que espera? Inscreva-se já no Ginásio Curves.
Óptimas promoções para si....

http://comerbemateaos100.blogspot.com/2007_12_01_archive.html

Pêras cozidas light


Serve: 3 porções

Grau de dificuldade: Fácil

Tempo de preparação: 30 minutos


Por porção: 64 kcal



Ingredientes:

3 pêras

1/2 limão

1 chávena (chá) de vinho branco

4 chávenas (chá) de água

2 canelas em pau

1 cravo

1/2 colher (chá) de amido de milho

1 colher (sopa) de água

2/3 chávena (chá) de iogurte natural desnatado

1 colher (sopa) de adoçante do tipo granular

canelas em pau para decorar


Modo de preparo:

1. Descasque as pêras, deixando-as inteiras e com o cabinho. Esfregue-as com o limão para que não escureçam.

Com uma faquinha ou com um desmiolador, retire o miolo das frutas pelo fundo, sem cortá-las. 2. Leve ao lume numa panela com as pêras, o vinho, a água, a canela e o cravo. Quando ferver, abaixe o lume e deixe por 30 minutos.

Em seguida, com auxílio de um escorredor, retire as pêras delicadamente e coloque-as sobre um prato.

3. Aumente o lume e deixe a calda ferver por mais 30 minutos.

4. Dissolva o amido de milho com a colher (sopa) de água e junte à calda. Mexa por 2 minutos. Retire do lume e deixe arrefecer.

5. Numa tigela, misture o iogurte, o adoçante e 4 colheres (sopa) de calda preparada.

6. Com uma faquinha, corte cada pêra em tirinhas formando um leque. Arrume num prato e sirva com o molho de iogurte e um pouco da calda. Decore com os paus de canela.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Peito de Perú Grelhado com Puré de Damasco Light


Serve: 2 porções

Grau de dificuldade: fácil

Tempo de preparo: 30 minutos


Por porção: 250 kcal


Ingredientes:

para o puré de damasco:

200 g de damasco, seco

7 colheres (sopa) de caldo de frango

60 g / ½ cebola, picada

½ dente de alho

sal e pimenta, em grãos, a gosto

1 folha de louro



Modo de preparo:

1. Coloque 1 litro de água numa panela pequena e leve ao lume alto para ferver.

2. Acrescente os damascos e cozinhe por 15 minutos.

3. Retire do lume, escorra a água e volte os damascos para a panela.

4. Acrescente o caldo de frango, a cebola, o dente de alho, a folha de louro e a pimenta em grão. Cozinhe em fogo baixo, por mais 5 minutos.

5. Retire a folha de louro, a pimenta em grão e o dente de alho e coloque a mistura na picadora. Bata, em velocidade média, por 1 minuto ou até ficar homogéneo.6. Sirva quente, acompanhado do peito de peru grelhado.



para o peito de peru:

Ingredientes:

200 g / 2 filetes de peito de peru sal e pimenta do reino, a gosto


Modo de preparo:

1. Tempere os filetes com sal e pimenta do reino.

2. Leve uma frigideira anti aderente ao lume alto. Espere arrefecer bem. Em seguida, coloque um filete de cada vez na panela para grelhar. Deixe grelhar por 3 minutos de cada lado.

3. Retire do lume e sirva a seguir.

Esclarecimento Peso/Volume


Algumas clientes comentaram-nos os seus medos por aumentar o seu peso ou mais volume por treinar no Curvas.


Queremos fazer 2 esclarecimentos:


1. Volume – Para poder aumentar mais o volume do que já tem teria de trabalhar com pesos. Pense nos culturistas. São enormes, verdade, para poder aumentar esse enorme volume muscular há que trabalhar durante anos com tabelas de peso. (As que costumam haver num ginásio normal). No Curves Não há máquinas de peso, trabalha-se sim com máquinas hidráulicas.


A maquinaria hidráulica é conhecida em todo o mundo do desporto profissional pela sua capacidade de queimar gordura e endurecer a musculatura. Assim que de mais volume nada. Mas mais dura sim.


2. É possível que aumente um pouco de peso ao princípio ao vir ao Curvas. O seu corpo está a adaptar-se ao exercício, e está a gerar mais fibra muscular. A fibra muscular pesa bastante mais que a gordura, mas ocupa menos de metade. Quanto mais fibra muscular tenha mais gordura queimará o seu corpo. Queimará mais quando treina, e também queimará mais mesmo quando dorme.

Depois do primeiro mês, o seu corpo será mais eficiente a queimar gordura que ao princípio, antes de vir ao Curves. Pode dar-se perfeitamente o caso de que por exemplo leva 6 meses no Curves e pesa exactamente o mesmo ou um pouco mais do que quando se inscreveu, mas leva pelo menos duas medidas menos de roupa do que quando começou. Lembre-se, a fibra muscular pesa mais mas ocupa menos.

Por último gostaria que se recordasse que todos que trabalhamos no Curves somos profissionais, e estamos ao seu serviço. Se tem dúvidas, ou não compreende algo, por favor pergunte a qualquer empregada.


No Curves, venha um mínimo de 3 vezes por semana e controlando um pouco a sua alimentação, conseguirá resultados importantes.
Para isso vos medimos todos os meses.
Estamos à vossa disposição

Promoção Dia dos Namorados

Procure por toda a parte do nosso imenso Cacém, e traga-nos o jornal "Correio da Cidade", onde encontrará a nossa fantástica promoção da Inscrição Gratuita (até ao final do mês de Fevereiro), mas só na troca do cupão existente, logo na capa, do referido jornal.



Do que está à espera? Inscreva-se já, agora que o sol começou a brilhar de novo, ou se já está inscrita, incentive uma amiga a fazê-lo.

Treinar acompanhada é mais estimulante e menos provável de desistências.



Estamos à sua espera!





E Feliz Dia dos Namorados!

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Ritmos Latinos

Dia 19 e 20 de Fevereiro (quinta e sexta feira respectivamente) venha às nossas aulas de Ritmos Latinos, das 19h às 21h.
Não se irá arrepender!!!!
Nesses dias venha também mascarada a rigor, para brincarmos ao Carnaval.
Não Falte!!!
Traga uma amiga consigo!

Exercicio físico e segurança



A prática do desporto deve sempre ir acompanhada de umas condições mínimas de segurança. No Curves queremos que se treine connosco e que não tenha nenhum problema. Para ajuda-la a mover-se melhor pelo nosso circuito, preparamos uma lista com alguns conselhos que lhe podem ser úteis:


• Por favor atenda sempre qualquer correcção que lhe façam as nossa monitoras.
• Se leva mais de 6 meses sem fazer nenhum tipo de actividade fisico-desportiva, recomendamos-lhe que, para começar, venha 3 vezes por semana durante o primeiro mês. À medida que o seu corpo vá adquirindo forma física, aumente o seu número de visitas ao nosso estúdio de fitness. Como bem sabe pode vir até 5 vezes por semana.
• Se acaba de chegar ao ginásio NÃO TENTE LEVAR O RITMO DOS MONITORES OU DE ALUNOS MAIS AVANÇADOS. Vá no seu próprio ritmo e em nenhuma circunstância passe a sua percentagem mínima de trabalho. Cada uma de nós tem um corpo diferente com umas condições físicas diferentes das outras. Em pouco tempo poderá trabalhar mais depressa, mas de momento NÃO CORRA!
• As nossas máquinas são hidráulicas. É muito pouco frequente que deixem dores musculares. O que Sim deixa dores musculares são os exercícios que se realizam nas madeiras. Até que esteja em forma, por favor recorde de apoiar toda a planta do pé, enquanto esteja na madeira. Se realiza os exercícios só com a ponta dos pés GARANTIMOS QUE TERÁ DORES MUSCULARES nos tornozelos pernas e joelhos, etc.
• Se sempre que faça uma determinada máquina notar alguma dor, pergunte a alguma monitora se está a realizar o exercício de forma correcta. Se, apesar de estar a fazer correcto, lhe continua a doer faça-o mais devagar ou NÃO O FAÇA. Saia dessa máquina e vá à seguinte estação.
• O Alongamento é fundamental para evitar lesões e moléstias musculares. Se não faz alongamentos terá problemas a curto espaço de tempo nas costas, pernas, pescoço, etc.
• Por ultimo queremos pedir-lhe que não tente compensar meses de inactividade na primeira semana em Curves. Se o fizer pode magoar-se a si mesma. Não diga que não a avisamos.


Por favor: não ignore estes conselhos.

Macarrão integral com cogumelos light

Serve: 2 porções

Grau de dificuldade: fácil

Tempo de preparo: 30 minutos

Por porção: 106 Kcal




Ingredientes:

100 g de macarrão integral

200 g de cogumelo shimeji

2 colheres (sopa) de cebolinha, picada

1 colher (sopa) de shoyu

1 colher (sopa) de margarina light

papel manteiga, o quanto baste para o papillote



Modo de preparo:

1. Coloque 2 litros de água numa panela grande e leve ao fogo para ferver.

2. Ligue o forno em temperatura média (180 graus).

3. Lave os cogumelos em água corrente. Reserve.

4. Separe uma folha de papel manteiga do tamanho de uma folha sulfite. Coloque os cogumelos, a cebolinha picada e o shoyu no centro da folha de papel manteiga.

5. Dobre o papel, fazendo um envelope e aperte bem todas as pontas para que o molho não escorra.

6. Leve ao forno pré-aquecido por 20 minutos.

7. Quando a água ferver, cozinhe o espaguete, misturando algumas vezes. Escorra quando estiver "al dente".

8. Coloque a massa numa travessa.

9. Retire os cogumelos do forno, coloque-os numa tigela e acrescente a margarina. Misture bem e disponha sobre o macarrão.

10. Sirva imediatamente.

Chocolate


Diversos estudos têm demonstrado os benefícios cardioprotectores do chocolate negro, mas há pouca noção de quanto chocolate se pode comer para se usufruir dessa protecção cardiovascular.


Na última edição da revista The Journal of Nutrition vem publicado mais um trabalho, realizado em Itália, que confirma a acção antiinflamatória que é atribuída aos flavonóides presentes no chocolate negro. De acordo com os investigadores, a quantidade ideal de chocolate negro para prevenir a inflamação associada à doença cardiovascular é de cerca de 7 gramas, que correspondem a um quadrado por dia (ou 20 gramas de três em três dias).


Os investigadores avaliaram a associação entre o consumo de chocolate negro e os níveis plasmáticos de proteína C reactiva (PCR), um marcador inflamatório, e verificaram que os níveis de PCR eram significativamente mais baixos nos indivíduos que consumiam cerca de 20 gramas de chocolate negro a cada três dias, quando comparados com os que não comiam nenhum ou com os que comiam uma quantidade maior.


Não é demais lembrar que o chocolate negro, como qualquer chocolate, é rico em gordura, açúcar e calorias, ou seja, engorda! Se não consegue ficar só por um quadradinho, o melhor é optar por outros alimentos com flavonóides como as uvas pretas e o chá verde.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Dia do Step

TERÇA FEIRA
10 DE FEVEREIRO
DIA DO STEP NO SEU GINÁSIO CURVES
APAREÇA.

Vencedora do mês de Janeiro

Assim como anunciado, a sócia que obtiver os melhores resultados gerais, de Janeiro a Dezembro (um total de 12 sócias), irá obter um presente Curves!

Este mês de Janeiro a vencedora foi a Maria João Candeias, com uma totalidade de 18.2 pontos perdidos.


Como vê, emagrecer compensa, por estas e outras razões óbvias, e nós no ginásio Curves, queremos sempre motiva-la a conseguir ainda melhor, por isso, da nossa parte lançamos o desafio:
- Visite-nos 3 vezes por semana e siga as nossas consultas de nutrição, que vai ver os resultados logo ao fim do primeiro mês.
O Verão está quase ai (apesar de não parecer)... Não só emagrece como ainda ganha prémios.

Do que está à espera?
Faça como a Maria João!
Ela já ganhou!!

Preocupada com a sua imagem? No Curves damos-lhe soluções !

TREINO DE PRÉ-TEMPORADA

O bom tempo é uma época que todas gostamos. O sol brilha, faz mais calor e, por fim, podemos deixar o casaco no armário.
À partida já sabe quando chega o momento de deixar o casaco. Nessa altura começa a pensar na mudança de guarda-roupa; camisas de alças, tops, mini saias, vestidos e calções.
O facto de ter de expor mais centímetros de pele ao sol, e aos olhares, faz com que tomemos consciência do nosso corpo, que ficou bem escondido durante o Inverno, debaixo de muita roupa.
Se é das que passou o ano a fazer uma boa dieta e exercício de forma regular, seguramente não está muito preocupada com esta mudança, mas se pelo contrário deixou tudo para o último momento, já começa a olhar-se ao espelho e a preocupar-se com a sua imagem, apesar de ainda chover a cantaros!!!

Este é o momento de comprovar que os nossos ombros, pescoço, pernas, abdómen, glúteos e outras partes, podem passar a prova da moda de Primavera.

Para ajuda-la a que tenha uma melhor imagem, Curves oferece-lhe o seu sistema e as suas instalações na Avenida dos Bons Amigos, em Agualva-Cacém. No Curves poderá pôr-se em forma com o seu sistema de fitness em 30 minutos. Este sistema, importado dos Estados Unidos, combina treino aeróbico com treino de força.
A sua filosofia é muito simples: Pôr ao alcance da mulher um sistema de treino fácil, divertido e... eficaz.

Curves é um centro exclusivo para mulheres de todas as idades. Aqui encontrará maquinaria exclusiva para treinar o corpo feminino.

Não há horários.
O seu sistema é excelente para queimar gordura e tonificar o corpo. Algumas senhoras baixarão até 2 números, em menos de 5 meses, já que a maioria das suas clientes utiliza o ginásio para se manter em forma.

Se habitualmente, para a mulher, ir ao ginásio significa fazer algo de que não lhe agrada de todo, aqui encontrará um divertido sistema de treino total que se realiza ao ritmo de música animada.... Em 30 minutos!

A chegada do bom tempo costuma ser um bom tiro de saída em direcção a essa figura ideal que todas gostamos de ter. No Curves podemos ajudá-la a alcançá-la.
Até finais de Abril, Curves oferece-lhe uma Análise de Figura e uma prova no circuito Método Curves completamente grátis, sem nenhum tipo de compromisso, entre outras promoções.

Venha comprová-lo com uma amiga. Irá Divertir-se!
Curves Cacém está na Avenida dos Bons Amigos ou Preceta Armada das Índias, nº3-A 2735-061 Agualva
Reserve a sua hora no Tlf: 219134130 e Tlmv: 967940061
(se não reservar pode ser que não a possamos atender no dia da sua visita)

Asma e o desporto


oUm estudo internacional, no qual participaram investigadores do Serviço de Imunologia da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e do Serviço de Imuno-Alergologia do Hospital S. João, demonstrou que os atletas de alta competição têm um risco muito elevado de sofrerem de asma.
Os praticantes de desportos de resistência (como maratonistas, ciclistas e nadadores) são os mais atingidos, demonstra o trabalho publicado em Junho na revista científica Allergy - uma das mais reputadas edições científicas do Mundo.
Tem vindo a registar-se um aumento no número de atletas que apresenta queixas respiratórias e que têm necessidade de tomar fármacos para alívio da sintomatologia da asma. Embora esta medicação possa e deva ser prescrita aos atletas, muitos desportistas resistem a adoptar o tratamento por este possuir substâncias que constam da lista de produtos proibidos. Contudo, os medicamentos de alívio dos sintomas da asma, como os beta-agonistas inaláveis, não melhoram o desempenho de atletas saudáveis, servindo apenas para restabelecer a capacidade de respirar daqueles que são afectados por asma brônquica.

Preocupados com o subdiagnóstico e o subtratamento da asma - que parece resultar da dificuldade de estabelecer o diagnóstico e do receio da medicação - a Academia Europeia de Alergologia e Imunologia Clínica e a Sociedade Respiratória Europeia criaram uma "task force", com a qual a equipa da FMUP colabora, com o objectivo de estabelecer critérios de diagnóstico e normas de tratamento da asma e das alergias entre os atletas de topo.
Os cientistas relacionam a elevada prevalência de asma entre os atletas de alta competição com os largos períodos que estes desportistas passam com ventilação aumentada.
O aumento da ventilação é um resultado natural da prática de exercício físico muito exigente, por longos períodos de tempo.
Certos factores ambientais também promovem o aparecimento de asma nos atletas, como a exposição a ar muito frio durante os treinos ou a exposição a substâncias poluentes como os derivados de cloro.
As queixas respiratórias após a prática de exercício intenso são relativamente comuns, mas nem todas resultam da existência de asma, podendo ser uma tarefa bastante difícil destrinçar a asma induzida por exercício das limitações fisiológicas respiratórias que advêm de uma carga de exercício físico demasiado elevada.

O desporto não está contra-indicado nos asmáticos, pelo contrário: há evidência científica de que os asmáticos beneficiam da prática de exercício físico. O panorama encontrado entre os desportistas de elite tem que ver com as condições extremas de treino a que estão sujeitos e com certos irritantes aos quais estão continuadamente expostos (um nadador inala, por dia, uma quantidade maior de derivados de cloro do que o máximo permitido por lei em ambiente laboral, por exemplo). Mesmo assim, a asma nestes atletas pode ser controlada com a medicação e o acompanhamento certo.

Lasanha de verduras light


Serve: 2 porções

Grau de dificuldade: Médio

Tempo de preparo: 1 hora


Kcal: 203


Ingredientes:


Para o molho de queijo:

100 g de ricota

½ chávena (chá) de leite desnatado

1 colher (sopa) de salsinha, picada

sal e pimenta a gosto



Modo de preparo:

1. Coloque a ricota e o leite desnatado na picadora e bata em velocidade alta por 1 minuto ou até formar um molho cremoso.

2. Retire a mistura da picadora, tempere com sal e pimenta. Acrescente a salsinha picada e mexa bem. Reserve.


Para o molho de tomate:

Ingredientes:

4 tomates, maduros

½ cebola, picada

2 colheres (chá) de orégãos

sal e pimenta a gosto

4 colheres (chá) de azeite


Modo de preparo:

1.Retire a pele dos tomates

2. Quanto às sementes, corte o tomate na metade, horizontalmente, e com o dedo indicador, retire-as e o suco que as envolve. Não enxague o tomate, a água pode tirar as últimas sementes, mas leva também maior parte do sabor.

3. Uma maneira prática para cortá-lo em cubinhos: retire as sementes e com a palma da mão aperte o tomate contra a superfície de trabalho até que ganhe uma forma plana. Em seguida é só fatiar nos dois sentidos formando, assim, os cubinhos.

4. Numa panela média, coloque os cubinhos de tomate, a cebola picada e os oregãos. Leve a lume baixo e deixe cozinhar por 10 minutos.

5. Retire do lume, tempere com o sal e pimenta do reino e acrescente o azeite. Reserve.


para os legumes e montagem:

Ingredientes:

1 cenoura, grande

1 abobrinha, média

1 beringela, média


Modo de preparo:

1. Ligue o forno na temperatura média (180 graus).

2. Lave a cenoura. Com uma faca afiada, corte a cenoura ao meio.

3. Retire uma fatia fina da lateral da cenoura. Apoie a cenoura sobre uma tábua com a lateral cortada voltada para baixo. Agora retire fatias de cada lado, transformando a cenoura em um rectângulo. Corte o rectângulo em fatias finas. Repita o procedimento com a outra metade da cenoura. Reserve.

4. Numa panela pequena, coloque ½ litro de água. Leve a lume alto até ferver. Acrescente as fatias de cenoura e deixe cozinhar por 2 minutos.

5. Retire do lume e escorra a água. Reserve as cenouras.

6. Corte a abobrinha e a beringela em fatias finas. Reserve.

7. Numa frigideira grande, coloque os legumes para grelhar. Deixe 30 segundos de cada lado. Retire da grelha e reserve.

8. Para a montagem, numa travessa refractária, coloque uma camada de legumes. Uma camada de molho branco, outra camada de legumes e uma camada de molho de tomate.

9. Repita o procedimento até terminar os legumes. Finalize com molho de tomate.

10. Leve ao forno pré-aquecido por 20 minutos.

11. Decore com folhas de manjericão e sirva a seguir

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

A moda dos alimentos enriquecidos

A rápida evolução que as ciências da alimentação e nutrição têm vindo a sofrer nas últimas décadas veio modificar os hábitos de comer, que passaram a estar estreitamente ligados à prevenção e cura de doenças.
Os investigadores identificaram vários compostos bioactivos (nomedamente, compostos de origem vegetal, designados por fitoquímicos) com efeitos na saúde, que têm sido aproveitados pela indústria alimentar para aumentar a venda dos seus produtos. Por outro lado, cada vez mais gente se preocupa com o que ingere de modo a prevenir enfartes, tromboses e cancros, entre outras terríveis patologias, acrescentando assim anos à sua vida.

Com o objectivo da nutriprevenção e nutriterapêutica, há hoje leite enriquecido com ómega-3, cálcio, vitamina D, isoflavonas de soja, margarinas com fitosteróis, água com fibras, iogurtes para baixar o colesterol, ovos com ómega-3 que são adicionados na ração dos aviários, etc.
Enfim é tal o número de produtos que proliferam nas prateleiras dos supermercados que temos de perder algum tempo à procura de um litro de leite de vaca que pastou na Natureza, uma dúzia de ovos postos por galinhas “normais” ou um um pacote das velhas bolachas “Maria”.

A questão é: haverá realmente alguma vantagem em consumir alimentos enriquecidos?
De facto, nenhum destes produtos consegue substituir os alimentos próprios da época, frescos ou bem conservados, e variados todos os dias.
Os alimentos tal como nos chegam da Natureza podem fornecer todos os nutrientes que necessitamos. O leite, por exemplo, sempre conteve cálcio em quantidade suficiente para satisfazer as nossas necessidades diárias. Só em situações muito especiais poderá haver vantagem num complemento deste mineral. Uma coisa é certa: se o cálcio for a mais, o organismo terá de o excretar, caso contrário, a sua lenta deposição por todo corpo, faria com que virássemos estátuas. Felizmente os rins trabalham para eliminar o cálcio excedentário, mas existe, nesse caso, a possibilidade de formação de cálculos.

Para baixar o colesterol, enriquecem-se os alimentos com fitosteróis, moléculas de origem vegetal que têm de facto uma acção benéfica, embora muito pequena, na redução de uma baixíssima percentagem de colesterol. Não se sabe, no entanto, qual a sua acção e comportamento ao adicioná-los aos iogurtes e à margarina.

A quantidade de ácidos gordos ómega-3 adicionada ao leite ou às bolachas, para prevenção cardiovascular, fica muito aquém do que é necessário e falta provar se têm o mesmo efeito dos que são ingeridos quando se come peixe gordo (sardinha, salmão, atum, cavala, etc.), o “ambiente” natural dos ácidos gordos ómega-3.

Os produtos enriquecidos podem ser uma alternativa pontual, desde que haja uma orientação da dieta alimentar por um profissional, mas é sempre melhor fixar as nossas escolhas nos alimentos frescos, simples e variados.
A absorção dos nutrientes deve ser feita através dos alimentos onde existem naturalmente, devendo ser máximo o cuidado com os excessos.
É útil fazer nutriprevenção e nutriterapêutica, mas de uma forma orientada e com base em alimentos da época. Acima de tudo, não devemos permitir que a propaganda da indústria alimentar nos faça optar por alimentos enriquecidos de vantagens discutíveis mas com preço indiscutivelmente mais elevado.

http://comerbemateaos100.blogspot.com/2007_12_01_archive.html

Curiosidades


"Diz-me o que comes, dir-te-ei quem és". Adolf Hitler, o Fuehrer da Alemanha nazi, era vegetariano, mas um vegetariano algo estranho. Ele dizia que os elefantes eram o animal mais forte porque não comiam carne e acreditava que os judeus tinham venenos na barriga graças à sua alimentação de carne.

O livro "The Sex Life of Food" de Bunny Crumpacker (New York: Thomas Dunne Books, 2006) esclarece-nos sobre a dieta do ditador:"Começava o dia, segundo conta o seu mordomo, com oito biscoitos, dois copos de leite quente e uma tablete de chocolate amargo, cuidadosamente partida em pedacinhos.

O almoço era a sua refeição preferida e começava sempre com uma sopa de legumes. No livro "The Woman who Lived in Hitler's House", Pauline Kohler, uma das suas criadas, listou os ingredientes da sopa Berchtesgaden: cebola, aipo, salsa, batatas, nabos, cenouras, nozes, maçãs, água, farinha e sal.

Depois da sopa vinha peixe com molho de manteiga (apesar de os elefantes não comerem peixe - nem aliás biscoitos, nem chocolate, nem molhos de manteiga), batatas salteadas e uma taça de nozes.

O jantar era uma refeição simples, talvez apenas puré de batata, ou uma salada de tomate.


Como muitos vegetarianos, Hitler era viciado em chá. Bebia chás de ervas e infusões à base de flores e cascas. Também bebia café - grandes quantidades de café, 16 ou mais chávenas por dia, e depois ficava agitado sem conseguir dormir.

Adorava doces e muitas vezes comia 1 kg de chocolates - com mais cafeína - num só dia. Comia enormes quantidades de manteiga - 250 g por dia - e ovos".


Há dietas vegetarianas mais equilibradas. De qualquer modo, o facto de Hitler ser vegetariano, não quer dizer que ser vegetariano é mau. Entre os adeptos desse estilo alimentar encontram-se Paul McCartney, Madonna, Leon Tolstoy, Albert Schweitzer, George Bernard Shaw e Mahatma Gandhi.

Calda de Chocolate LIGHT


Grau de dificuldade: Muito fácil

Tempo de preparo: 20 minutos


Kcal:183 por porção


Ingredientes:

250 ml / 1 chávena (chá) de leite desnatado

2 colheres (sopa) de adoçante em pó do tipo granular

20 g / 4 colheres (sopa) de cacau em pó

1 colher (chá) de essência de baunilha

1 colher (chá) de maisena


Modo de preparo:

Numa panelinha, coloque todos os ingredientes e leve ao fogo baixo por 10 minutos, mexendo sempre, ou até que a calda comece a engrossar. Retire do fogo e sirva, quente ou fria, sobre bolos, musses ou sorvetes.

Dia do Rastreio Gratuito

Dia 11 de Fevereiro (quarta-feira), realizar-se-à no ginásio Curves, a partir das 16 horas, um rastreio gratuito, onde iremos avaliar a sua % de Massa Gorda, % de Líquidos, % de Massa Magra e o seu Metabolismo Basal.


Do que está à espera?

Inscreva-se já.

Olhe que as inscrições estão a esgotar-se.


Dirija-se ao seu ginásio Curves, no Cacém, e acabe de vez com os mitos na sua cabeça.

Entrega de prémios

Assim como foi anunciado em Dezembro, a sócia que perde-se mais %IMC, durante o mês de Janeiro, ganharia prémios Curves, e como o mês de Janeiro já passou, fomos veriguar e já temos a nossa vencedora.



E a sócia com a menor % de IMC durante o mês de Janeiro foi a D. Ana Isabel Guerra, que obteve uma redução fantástica de 6.7% entre o mês de Dezembro e Janeiro.





A D. Isabel não só perdeu %Imc, como já conseguiu perder 17kg desde à 3 meses para cá.

Por isso mesmo recebeu um chapéu de sol, uma t-shirt Curves, e agora para os dias de chuva, um guarda chuva super fashion Curves, que vai fazer inveja às suas amigas!

Parabéns à D. Isabel e a nós também que gostamos sempre de mimar e estimular as nossas sócias (e amigas), a continuarem com os bons resultados!


E não esqueça, se quer obter bons resultados como a nossa querida sócia, venha ao ginásio Curves treinar, três vezes por semana (minimo) e visite também as nossas consultas de nutrição (rastreio gratuito).


Não perca tempo, esperamos por si, e a D. Isabel Guerra também....