Em jeito de Balanço de final de ano e porque as festas gordas se aproximam e todo o trabalho (entenda-se exercício físico) é pouco, resolvemos fazer um apanhado de algumas das melhores dicas de FITNESS, para que termine o ano com a melhor forma.
1 PROCURE UM BOM PROFISSIONAL
Cada pessoa precisa de um treino diferente em função do seu perfil desportivo, saúde, objectivos pessoais e tempo disponível. Informe-se e compare antes de embarcar num programa que não seja o mais adequado para si.
2 SEJA O SEU PRÓPRIO ADVERSÁRIO
Você é o seu próprio recorde a derrubar. Faça com que seja divertido ultrapassar objectivos de curto prazo. Transforme num triunfo pessoal cada segundo de vantagem na sua corrida diária, cada meio quilo ou repetição acrescentado ao seu treino, cada dia que passa sem comer gorduras ou fritos, esses 100 gramas de peso perdidos numa semana. Tudo conta para ajudar a cumprir o seu objectivo de longo prazo.
3 TREINE DURANTE TODO O ANO.
O fitness está longe de ser uma mera questão estética. Não se limite a treinar apenas nos meses que antecedem o verão, para preparar o corpo para a praia. Pratique desporto todo o ano, porque para além de apresentar um melhor aspecto, desfrutará de uma vida mais intensa.
4 DEFINA OS SEUS OBJECTIVOS.
As razões para treinar podem ser variadas. Ao escrevê-las ou repeti-las constantemente na sua cabeça, torna-as mais consistentes e servem de argumento dissuasório caso pense em desistir.
5 TREINE ACOMPANHADO
Se possível, partilhe o seu treino com um amigo. Trabalhar em equipa, para além de não ser tão monótono, ainda aporta uma dose saudável de competitividade.
6 AQUEÇA SEMPRE ANTES DO EXERCÍCIO
O aquecimento é sempre o primeiro passo para um bom treino. Aqueça sempre bem todas as articulações, para evitar lesões.
7 TREINE O CORPO SEM ESQUECER A MENTE
Concentre-se em cada esforço como um pequeno êxito.
8 POUPE TEMPO COM OS CIRCUITOS
Se deseja retirar benefícios tanto do treino cardiovascular como da tonificação muscular, mas não dispõe de muito tempo, invista num treino em circuito. Trata-se de uma rotina muito dinâmica que lhe permite realizar um trabalho bastante completo, sem necessitar de passar um dia inteiro no ginásio.
9 DEIXE DE FUMAR
Pode parecer óbvio, mas talvez não saiba que um dos vários danos provocados pelo tabaco é a interferência no crescimento muscular.
10 CUIDE DAS ARTICULAÇÕES
O sistema articular do corpo humano (o esqueleto), está capacitado para realizar múltiplos e diferentes movimentos funcionais. Para se manter flexivel, e evitar a oxidação, trabalhe todo o leque de movimentos, mas sem chegar a forçar.
11 FAÇA CORRIDAS
Numa corrida de velocidade trabalham absolutamente todos os músculos do aparelho locomotor. De vez em quando, faça uma corrida e sirva-se de um cronómetro para controlar o seu progresso. Se não estiver em forma, comece com calma.
12 FAÇA ABDOMINAIS
Mas não os faça todos os dias. Não se esqueça que este grupo muscular tem a mesma estrutura dos restantes, logo, precisa igualmente de descansar para se tonificar.
13 A CINTURA IDEAL
A gordura localizada não pode ser queimada de forma localizada (com abdominais), para que o melhor para reduzir os ditos "pneus", é manter um equilíbrio calórico negativo e um bom programa de exercício.
14 NÃO FAÇA A CONTA
Um dos erros mais comuns é perguntar: quantos abdominais devo fazer? A única resposta válida seria "todos", pois o abdómen, tal como todos os outros músculos, precisa de ser trabalhado até à exaustão, isto é, até você não poder mais. Por isso preocupe-se em variar as rotinas de exercícios e fazer tantas repetições quanto possível.
15 ESCOLHA O CALÇADO APROPRIADO
Escolher o calçado mais conveniente de acordo com a actividade física praticada não é uma mera questão estética. Dessa escolha depende não só a comodidade, como um menor risco de lesões.
16 HIDRATE-SE ANTES, DURANTE E DEPOIS
A perda de líquidos tem um impacto directo sobre a capacidade de rendimento de cada um. Cerca de 45 minutos antes, ingira uma pequena quantidade de água, para assim os níveis de insulina não dispararem. Durante o treino, reponha os líquidos de 15 em 15 minutos. Após o treino, deve-se repor os líquidos perdidos.
17 ALONGUE PELA SAÚDE E PELA ESTÉTICA
Há muitas pessoas que acham que os alongamentos são uma perda de tempo... Não há maior erro. Para além de todos os benefícios conferidos à saúde, um músculo alongado é mais esbelto e estético, do que um atrofiado.
18 UTILIZE CORRECTAMENTE OS ALONGAMENTOS.
Ao terminar o seu treino, alongue os músculos trabalhados para os descontrair, mas sem esforçar demasiado e alongue também os que não treinou com maior intensidade para ganhar elasticidade.
19 NÃO "COMA" OS MÚSCULOS
Mantendo uma dieta e um treino moderado, poderá perder, no máximo, entre 500 g e 1 kg de gordura corporal por semana. Se tenta emagrecer mais, arrisca-se também a perder massa muscular.
20 CUIDE DO STRESS
Leve as coisas com calma ou corre o risco de engordar. Para além de aumentar o apetite, o stress induz as glândulas supra-renais a segregar mais cortisol para que o corpo se prepare para uma emergência, o que provoca um armazenamento de gorduras em maior quantidade.
21 COMA O QUE TREINAR
Nos dias que comer mais, aproveite para treinar mais, desta forma não se proporcionará um desequilíbrio entre as calorias ingeridas e as queimadas. Contudo o ideal é dispor sempre das calorias suficientes para treinar e que estas não sobrem para o descanso. A alimentação saudável de um praticante de actividade física, deve ser uma dieta saudável e equilibrada, que inclua todos os grupos de alimentos.
22 CONTE O NÚMERO DE CALORIAS DIÁRIAS
Para determinar de uma forma simples e eficaz as calorias que se deve consumir, multiplique o seu peso por 30, se o que quer é mantê-lo, e por 25 se quer baixá-lo, mas sempre acompanhado de um plano de treino. A alimentação de um desportista não deve ser muito diferente de um individuo normal e saudável. Devem ser observados os aspectos quantitativos (calorias totais) e qualitativos (destribuidos por hidratos de carbono, gorduras e proteínas, sem esquecer os sais minerais e vitaminas).
23 OBTENHA UMA RECOMPENSA IMEDIATA
Muitos dos benefícios proporcionados pela prática de exercício físico são quase instantâneos. Aumenta a capacidade do sistema imunológico, diminui a ansiedade e a sensação de dor física. Eleva o metabolismo, o que faz com que mesmo em repouso, queime calorias. Pode prevenir o cancro e ajudar a aliviar os seus sintomas. Aumenta as hipóteses de sobrevivência, reduz o colesterol mau e aumenta o bom.
24 REDUZA PS EFEITOS DAS DOENÇAS CARDIOVASCULARES E DA DEPRESSÃO
Uma das melhores formas para evitar doenças cardiovasculares é praticar exercício físico. Caminhar durante 30 minutos em passo acelerado, por exemplo, já ajuda a reduzir o risco.
O desporto liberta seritonina no cérebro, o que também provoca bem estar e afasta doenças do foro psicológico.
25 VISITE O SEU CENTRO CURVES CACÉM
Venha ao nosso ginásio e conheça o nosso método de 30 minutos diários, onde pode vir à hora que mais lhe convém, e agora com rastreios gratuitos e consultas de nutrição, para obter uns melhores resultados.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário